“Eu peço que esta obra seja lida com indulgência e que os erros inevitáveis em matéria tão difícil sejam menos assunto de recriminação do que oportunidade para novas tentativas e pesquisas mais felizes.” Isaac Newton (1642-1727)

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Video de incentivo ao grupo....DOCTORAS AL PODER


Eu achei que tinha visto de tudo até ver esse video...entao quando estiverem desanimados cantem: "if wanna be a doctor, mucho hay que trabajar...es la ley del más fuerte, hay que publicar..."

VIII Congresso Brasileiro de Autismo


O VIII Congresso Brasileiro de Autismo será realizado no período de 28 a 30 de outubro de 2010 na Estação Cabo Branco em João Pessoa - PB.
Tema: Saúde Mental e Educação Especial Inclusiva
Serão abordados diversos temas, como: inclusão, políticas públicas, educação, comportamento, cognição, a importância do brincar, diagnóstico, avaliação, tratamento e reorganização neurofuncional.
Público Alvo: Profissionais da área da saúde e da Educação, Estudantes, Familiares e Responsáveis.

Informações e inscrições no site da AMA-PB: www.amapb.com.br

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Era uma vez o lado "A" e o lado “B” da Psicologia


“hablar sobre la mente es hablar sobre el cérebro a um nevel abstracto”
 (Chomsky, 1998).

Durante todo o século XX vários autores afirmaram que havia uma crise na Psicologia. (pergunto eu: seria de identidade por causa da adolescência? Ou ela não sabia em que votar para o conselho?).
Embora os argumentos fossem diferentes essa crise era sobre o questionamento da Psicologia enquanto ciência, pois havia duas formas de pensar sobre o objeto de estudo e sobre qual seria o melhor método para estudá-la.
O lado “A” da história defendia uma Psicologia baseada no método cientifico. (Pesquisa? Neurofisiologia? Psicofísica?).
O lado “B” defendia características particulares de cada objeto de estudo. (Você é seu contexto, sua história e sua sociedade).
A estória....
Era uma vez... uma “coisinha” chamada investigação cientifica. Ela vivia feliz e soberana até a segunda metade do século XIX. Todos do reino da ciências naturais a adoravam, pois ela havia trazido muitos benefícios ao povo dali. Então, em um belo dia de sol, alguns poderosos do reino pensaram:
- Ué, se deu certo aqui no país das ciências naturais também pode dá certo no país do meio.
- Nós devemos dominá-los.
- É vamos mostrar como se faz...
Este era um país, muito grande e rico, porém muito frágil. Do outro lado do país do meio havia outra fronteira e outro país, o das ciências humanas. O povo desse país não gostou das ações do outro país e tentou argumentar.
O país do meio passou a ser disputado por naturalistas e humanistas e o seu povo ficou confuso e na falta de entendimento cada um tratou de levar para si a maior parte da população que pudesse deixando “o país do meio completamente deserto”(Cronbach, 1957, p. 675 in lãs dos culturas de/ en la Psicologia).

Referencias:
Cornejo, Carlos (2005). Las dos culturas de/en la
       Psicología. Revista de Psicología de la
       Universidad de Chile, Vol. XIV, Nº 2, 189-208.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE)



O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) tem como objetivo divulgar a produção científica nacional na área de Informática na Educação. Busca proporcionar um ambiente para a troca de experiências e idéias entre profissionais, estudantes e pesquisadores nacionais e estrangeiros que atuam em pesquisa científica e tecnológica nesta área e em áreas correlatas. É promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e em 2010 comemorará sua 21a edição em João Pessoa, no período de 23 a 26 de novembro, numa realização conjunta entre a Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco e Empresa Municipal de Informática - EMPREL Recife.
A realização terá um caráter integrador e propõe promover uma reflexão científica e cultural com o tema Inclusão Multicultural na Terra onde o Sol Nasce Primeiro. A programação do evento acontecerá entre o Museu de Ciências da Paraíba e o Hotel Tambaú.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Video de incentivo ao grupo....ME HAGO DOCTOR!

Quando estiverem desanimados cantem: lo tengo claro es esto o el paro me hago doctor! (Tenho claro que é isso ou desemprego!)

domingo, 15 de agosto de 2010

Aprender Criança 2010




Posso falar com toda autoriade de quem esteve presente que o Aprender Criança 2010 foi SURPREENDENTE!  Foi fantástico participar de um evento sobre Educação, mente e Cérebro com uma variedade tão grande de profissionais: alem de Pedagogos e Psicólogos, haviam Médicos, Fonoaudiólogos,Teurapeuta Ocupacionais, Educadores Fisicos,Psicopedagogos....Bom saber que existem eventos em que isso é realmente possivel. 
O evento foi muito bom e com muita gente boa, entao resolvemos que vamos soltando as informaçoes aos pouquinhos...aguardem por especiais como Neurofeedback, Projeto Atenção Brasil e o queridissimo Mauro Almeida foram um show a parte... Olhem só:



Carla M. Cudizio Mian (Psicóloga) e Neurocientista Aprendiz

Pesquisadores do Projeto Atenção Brasil







Participantes
Participantes








Dr. Mauro Almeida e Alessandra Araújo (participaçao especial) Neurocientista Aprendiz e colaboradora do Projeto Atenção Brasil




Abração da Neurológica

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Nem só de Google viverá o aprendiz


Google Imagens
Conhecer sobre métodos científicos é uma necessidade crescente para nós aprendizes.  As pesquisas que fazemos na internet, relatórios, trabalhos acadêmicos ou mesmo no tempo que passamos assistindo TV nos deparamos com pesquisas digamos... um pouco questionáveis.  Por exemplo, outro dia li em um site a seguinte chamada: “Filhos caçulas têm menor QI.” A primeira coisa que me veio a mente foi: Como foi o método dessa pesquisa? Baseado em que eles podem fazer essa afirmação? Em seguida pensei que provavelmente se tratava de uma pesquisa correlacional. De um modo geral tendemos a determinar causalidades as pesquisas de correlação positiva. O que é um erro.
(Quando não fazemos pesquisas longitudinais, não podemos atribuir causalidades. Entre outras coisas) Logo, ter conhecimento sobre métodos de pesquisa é importante para que não sejamos enganados por dados estatísticos, também ajuda a ter uma visão crítica sobre pesquisa.
Duvide.  Se forem realmente “as perguntas que movem o mundo”, ao ler um artigo duvide, questione a si mesmo sobre os métodos. “Houve teste empírico?” Seja cético. Adote a filosofia de São Tomé e só acredite vendo e comparando os métodos. Esse ceticismo científico é importante, pois nos motiva a procurar formulas mais eficientes para fazer pesquisa.
Existem várias formas de conhecer o mundo: vivendo, provando, degustando, experimentando, aprendendo, achando etc. (embora muita gente não goste do “achismo” é daí, do” achismo” que nascem as melhores hipóteses de pesquisa).
Enfim, todas essas coisas são importantes para o processo criativo, mas quando se tratar de pesquisa científica o grande lance é ver aquele conjunto de “regrinhas que a tia ensinou em pesquisa I”, sabe aquelas que permitem que a pesquisa seja replicada por outras pessoas? Pois é, são elas. O método é alma da tua pesquisa. E aí que ela vai brilhar ou fracassar. (lembrar a mim mesma disso e tentar me convencer)
Esse texto introdutório tenta colocar a seguinte mensagem: todo pesquisador, mestre ou aprendiz, usa o método científico e até pra usar o Google nós vamos ter que entender disso.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Curso e Conferências em Neurociências e Comportamento

Aconteceu mês passado um curso maravilhoso na nossa área. Nossa! As palestras estavam perfeitas, aulas motivadoras, a parte prática então...Tinha gente de todo lugar até de Coimbra dá pra imaginar?Não dá né? Então só pra vocês sentirem um gostinho dá uma olhada no conteúdo:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I – Introdução ao estudo do sistema nervoso;
II – Métodos e técnicas de investigação em Neurociências;
III – Neurociência Cognitiva: Emoções, Memória, Aprendizagem, Linguagem;
IV – Sensação, Percepção e Psicofísica;
V – Psicofarmacologia e Modelos Animais;
VI – Psicolinguística Experimental;
VII – Tópicos Avançados em Neurociências.
E claro que nós não poderíamos faltar, fomos lá e registramos tudinho pra dividir com vocês.
Demonstração Prática de Alguns Modelos em Psicofarmacologia - Grupo de
Pesquisa do LTF/CCS/UFPB
Alguns Experimentos e Demonstrações Práticas em Humanos: FSC, AV, Cenas
Visuais Complexas, Fenômenos de Muitas Faces - Grupo de Pesquisa do
LPNeC/UFPB
Alguns Experimentos e Demonstrações Práticas em Humanos: FSC, AV, Cenas
Visuais Complexas, Fenômenos de Muitas Faces - Grupo de Pesquisa do
LPNeC/UFPB
Alguns Experimentos e Demonstrações Práticas em Humanos: FSC, AV, Cenas
Visuais Complexas, Fenômenos de Muitas Faces - Grupo de Pesquisa do
LPNeC/UFPB
Aprendizes marcando presença, aliás foi ai que tudo começou.
Participantes
Não temos nenhum tipo conflito, não trabalhamos para laboratórios,nem para os fabricantes.
Demonstração Prática de Alguns Modelos em Psicofarmacologia - Grupo de
Pesquisa do LTF/CCS/UFPB




Abração da Neurológica


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O que é o Neurocientista Aprendiz ?



Olá, a partir de agora nós vamos estar conversando sobre alguns assuntos em Neurociências. Vamos estar falando sobre eventos, cursos, concursos, filmes e tudo aquilo que nos agrada da forma mais simples possivel. Esse video representa um pouquinho da expectativa de nossa equipe de aprendizes sobre o trabalho que pretendemos investir aqui. No mais é só aguarda um "cadinho"que as postagens se normalizam

Abraçãooo da Neurologica